Ministério alerta para novo golpe contra beneficiários do INSS por WhatsApp e telefone
Criminosos estão se aproveitando do recente escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar um novo golpe contra aposentados e pensionistas. Após a operação da Polícia Federal que revelou um esquema bilionário de descontos indevidos — que podem ter causado prejuízo de até R$ 6,3 bilhões —, golpistas estão se passando por funcionários do órgão para tentar obter mais dinheiro das vítimas.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os criminosos entram em contato por telefone ou mensagens via WhatsApp, utilizando dados pessoais dos beneficiários. Com isso, prometem agilizar a devolução dos valores descontados de forma irregular das aposentadorias e pensões, pedindo confirmação de dados ou até mesmo transferências bancárias.
O alerta foi emitido oficialmente no site do Ministério da Previdência, reforçando que não há qualquer tipo de contato direto por parte do INSS para devolução de valores. “Os segurados não devem clicar em links enviados por e-mail, aplicativo de mensagens ou outro meio com informações sobre ressarcimento de mensalidades associativas”, afirma o comunicado.
Ainda de acordo com a pasta, os valores descontados de forma irregular no mês de abril ficarão retidos e serão devolvidos na folha de pagamento de maio, prevista para ser liberada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Já os valores anteriores a esse período serão analisados por um grupo da Advocacia-Geral da União (AGU), que definirá como ocorrerá o ressarcimento.
Como saber se houve descontos indevidos?
Para verificar se houve qualquer desconto irregular, o aposentado ou pensionista deve acessar o extrato de seu benefício no aplicativo ou site do Meu INSS. Veja o passo a passo:
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Acesse o app ou site Meu INSS
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Faça login com seu CPF e senha do Gov.br
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Clique em “Extrato de benefício”
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Em seguida, clique sobre o número do benefício
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Na próxima tela, será exibido o extrato completo
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Verifique a existência de descontos de mensalidades associativas
Caso algum desconto não reconhecido seja identificado, é possível solicitar a exclusão diretamente pelo aplicativo ou central 135, além de denunciar a situação à Ouvidoria do INSS e no portal Consumidor.gov.br.
O Ministério reforça que nenhuma devolução é intermediada por terceiros e que qualquer oferta nesse sentido é golpe. A recomendação é redobrar a atenção, evitar o compartilhamento de dados pessoais e denunciar tentativas suspeitas às autoridades competentes.
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