Confirmado primeiro foco de gripe aviária em aves comerciais no Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta quinta-feira (15) a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de matrizes de aves comerciais no Brasil. O foco foi registrado no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul.
Essa é a primeira vez que o vírus atinge a avicultura comercial no país. Até então, todos os registros ocorridos em território brasileiro envolviam aves silvestres. A presença do vírus em rebanhos comerciais levanta o nível de atenção das autoridades sanitárias, embora, segundo o Mapa, não haja risco à saúde pública pelo consumo de carne ou ovos de aves.
O ministério destacou que o vírus não é transmitido por meio da ingestão de produtos avícolas devidamente inspecionados e que o consumo permanece seguro. Casos de infecção humana pelo vírus da gripe aviária são raros e, geralmente, ocorrem apenas em profissionais que têm contato direto e prolongado com aves contaminadas.
Com a confirmação, foram imediatamente acionadas as medidas previstas no Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária. As ações têm o objetivo de conter a disseminação da doença, preservar a produtividade do setor avícola e garantir a continuidade do abastecimento interno, protegendo a segurança alimentar da população.
O Mapa segue monitorando a situação em parceria com órgãos estaduais e internacionais, reforçando a vigilância e os protocolos de biossegurança em todo o território nacional.
Share this content:
Publicar comentário