Banco Central permite resgate automático de dinheiro esquecido a partir desta terça-feira

Banco Central permite resgate automático de dinheiro esquecido a partir desta terça-feira

O Banco Central (BC) anunciou, nesta segunda-feira (27/5), uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR), que permitirá a solicitação automática do resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. A medida entra em vigor nesta terça-feira (27) e tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos a recursos disponíveis em seu nome.

De acordo com o BC, a nova funcionalidade automatiza o processo de solicitação, eliminando a necessidade de o usuário realizar pedidos manuais para cada valor disponível. A adesão ao serviço é facultativa e estará acessível exclusivamente a pessoas físicas que possuam chave Pix do tipo CPF.

Para utilizar o serviço, o interessado deve acessar o sistema com uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro, com a verificação em duas etapas ativada. Aqueles que ainda não possuem chave Pix vinculada ao CPF devem providenciar o cadastro junto à sua instituição financeira para habilitar o resgate automático.

O Banco Central destaca que a automatização não altera as demais funcionalidades do SVR, que permanecem inalteradas. “O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, informou a autoridade monetária.

Segundo balanço divulgado pelo BC no último dia 13 de maio, há atualmente R$ 9,13 bilhões em valores esquecidos, com dados contabilizados até março deste ano. Esses recursos podem ser provenientes de contas encerradas com saldo disponível, tarifas cobradas indevidamente ou cotas de consórcio não resgatadas, entre outros.

Share this content:

Publicar comentário