Governo fará busca ativa para localizar vítimas de fraudes no INSS
O governo federal anunciou que iniciará uma busca ativa para localizar e atender aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de pagamento. A medida visa garantir que essas pessoas, muitas das quais residem em áreas remotas ou têm mobilidade reduzida, tenham acesso aos serviços previdenciários e possam ser devidamente ressarcidas.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, explicou que o processo será realizado em etapas, começando com contatos por canais oficiais. Caso os beneficiários não respondam, será feita uma busca ativa com o objetivo de alcançar quem não tem acesso a meios digitais ou não domina o uso das ferramentas.
“Vamos fazer uma busca ativa. Essa medida já está sendo preparada, e será feita em um passo seguinte aos primeiros contatos para identificar as vítimas dos descontos irregulares”, disse Queiroz. Ele destacou que muitos dos prejudicados vivem em comunidades com limitações de acesso, como ribeirinhas sem energia elétrica, telefone celular ou internet.
Para atender esses casos, o INSS utilizará as unidades flutuantes do programa PrevBarco, que levam serviços previdenciários a regiões de difícil acesso, incluindo comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Além disso, o governo também utilizará o PrevMóvel, veículo itinerante reinaugurado recentemente, para prestar atendimento em locais sem agências fixas ou convênios com entes públicos.
Queiroz ressaltou que o cuidado com a comunicação é fundamental para evitar novos golpes. “Temos de fazer tudo com cuidado, porque, se citarmos qualquer coisa que o INSS vai fazer, rapidamente chega um fraudador dizendo que é do INSS. Por isso, é muito importante que as pessoas fiquem atentas aos canais oficiais”, alertou.
Os canais considerados seguros pelo governo incluem o aplicativo Meu INSS, o site oficial do INSS, o Disque 135 e as agências dos Correios, que contam com funcionários treinados. O ministro frisou que o INSS não entra em contato por telefone, e-mail ou WhatsApp e reforçou o alerta: “Cuidado para não caírem em outro golpe ao tentarem ser ressarcidos de um golpe anterior.”
Segundo Queiroz, os descontos indevidos são atribuídos a entidades criadas especificamente para fraudar o sistema. Essas associações, geralmente sem sede ou patrimônio identificável, começaram a atuar de forma mais intensa a partir de 2019, conforme denúncias feitas por servidores e reportagens recentes. Apesar da abertura de inquérito pela Polícia Federal na época, as investigações foram arquivadas e não houve apuração por parte do governo anterior.
“Foi naquele período que essas entidades, que entraram e foram credenciadas para fraudar, se estabeleceram no INSS. Foi a partir dali que elas começaram a agir”, afirmou o ministro.
Entre os desafios atuais do INSS, Queiroz destacou o combate às fraudes e a redução das filas de atendimento. O tempo médio para atendimentos agendados é de 45 dias, aumento registrado após o início das investigações das fraudes. “Temos que cuidar da fila, com prioridade. O desafio é enorme, [até para] restabelecer confiança e credibilidade do sistema previdenciário brasileiro”, concluiu.
Share this content:
Publicar comentário