Excesso de velocidade lidera ranking de multas de trânsito em Goiás no 1º trimestre de 2025
O excesso de velocidade foi o principal motivo das multas de trânsito aplicadas em Goiás entre janeiro e março de 2025. De acordo com um levantamento da Zapay, fintech especializada na gestão de débitos veiculares, 46,8% das autuações registradas no estado nesse período foram destinadas a motoristas que trafegavam até 20% acima do limite permitido nas rodovias.
Outras infrações também chamam a atenção. Conduzir veículos não licenciados representou 2,87% das multas, enquanto o avanço de sinal vermelho foi responsável por 2,82% das autuações. Já 2,60% dos motoristas foram penalizados por dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 2,45% foram flagrados sem o uso do cinto de segurança.
O aumento no número de infrações por excesso de velocidade é motivo de preocupação, especialmente diante de um cenário de melhora observado no ano anterior. Em 2024, as multas por excesso de até 20% da velocidade haviam caído 43,8% em comparação com 2023. Também foram registradas reduções significativas nas autuações por velocidade entre 20% e 50% acima do permitido (queda de 38,4%) e por velocidade superior a 50% do limite (queda de 43,4%).
O levantamento reforça a necessidade de ações educativas e de fiscalização mais intensas, visando à segurança viária e à redução dos riscos de acidentes nas rodovias goianas.
Share this content:
Publicar comentário