‘Tenho sofrido com fake news’, diz prefeita de Britânia após denúncia ao MP

‘Tenho sofrido com fake news’, diz prefeita de Britânia após denúncia ao MP

A prefeita de Britânia, Disterro Santos (PL), afirmou estar sendo alvo de “ataques por fake news em redes sociais e denúncias anônimas infundadas constantemente”, ao comentar a apuração do Ministério Público de Goiás (MPGO) sobre a suposta compra irregular de ovos de Páscoa com recursos destinados à Educação Infantil. A denúncia, recebida pelo MPGO em maio e prorrogada na segunda quinzena de junho, aponta a aquisição de mais de 2 mil unidades, ao custo de R$ 27 mil, sem licitação.

Segundo o denunciante, o número de ovos ultrapassaria a quantidade de beneficiários diretos, já que o município conta com cerca de 900 alunos e 140 servidores ligados à Secretaria de Educação. A prefeita, no entanto, nega qualquer irregularidade e afirma que os itens foram adquiridos com recursos do Executivo, e não do Fundeb, como afirma a denúncia.

“Foram distribuídos aos alunos da rede municipal, do transporte escolar e projetos educacionais”, justificou Disterro. Ela declarou ainda que o Executivo municipal já responde ao Ministério Público, que solicitou esclarecimentos no dia 26 de junho.

A gestora aproveitou para reforçar sua trajetória no município: “Sou professora com 30 anos de história nesta cidade, reconhecida pela população. Disputei minha primeira eleição e vencemos a velha política. Agora, além de trabalhar para reerguer essa cidade, tenho também que lutar para não ser engolida pelo sistema, que não sabe viver sem a prefeitura”.

O MPGO encaminhou cópia dos autos ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) para conhecimento e eventual adoção de providências na esfera de sua competência. A Câmara Municipal de Britânia também foi notificada para que, no exercício de sua função fiscalizatória, tome ciência dos fatos e avalie a pertinência de medidas administrativas e políticas.

Share this content:

Publicar comentário