Inep libera resultado de isenção do Enem 2025; recursos vão até sexta-feira

Inep libera resultado de isenção do Enem 2025; recursos vão até sexta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (13), o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos podem conferir a situação diretamente na Página do Participante, utilizando o login da plataforma Gov.br.

Na mesma ocasião, também foram disponibilizados os resultados das justificativas de ausência no Enem 2024, para aqueles que desejam realizar o exame este ano sem custos.

Mesmo com o deferimento da isenção ou da justificativa, os interessados devem realizar a inscrição entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O edital com as regras para a edição de 2025 ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Candidatos que tiveram os pedidos negados — tanto da isenção quanto da justificativa de ausência — podem apresentar recurso até as 23h59 da próxima sexta-feira (16), também por meio da Página do Participante.

Para recorrer, é necessário apresentar documentos que comprovem uma das condições previstas pelo MEC, como estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola privada, além de estar inscrito no CadÚnico com renda familiar compatível, ou participar do programa Pé-de-Meia.

Entre os documentos aceitos estão declarações escolares assinadas e datadas, ou histórico escolar completo. Todos os arquivos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB. Documentos autodeclaratórios ou assinados por pais ou responsáveis não serão aceitos.

Candidatos que apresentarem informações falsas poderão ser eliminados do exame, obrigados a ressarcir os custos à União e responder criminalmente.

O resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Aqueles que tiverem o pedido de isenção negado em definitivo precisarão pagar a taxa de inscrição.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies. Além disso, os resultados são aceitos por instituições de ensino superior em Portugal, em convênios firmados com o Inep.

Share this content:

Publicar comentário