Equatorial Goiás registra mais de 1.800 postes derrubados em 2025; média é de 10 casos por dia

Equatorial Goiás registra mais de 1.800 postes derrubados em 2025; média é de 10 casos por dia

A Equatorial Goiás registrou 1.826 ocorrências de postes derrubados por colisões de veículos entre janeiro e julho de 2025, o que representa uma média de 10 acidentes por dia em todo o estado. A companhia alerta que as colisões com a rede elétrica estão entre os principais tipos de ocorrências atendidas pelas equipes técnicas, com impacto direto no fornecimento de energia e risco à segurança de motoristas, pedestres e moradores próximos.

Segundo a distribuidora, o número já se aproxima do total registrado em todo o ano de 2024, quando cerca de 3,5 mil postes foram atingidos por veículos — principalmente carros e caminhões. As cidades com maior número de registros até o momento são Goiânia (264 ocorrências) e Aparecida de Goiânia (68). Também aparecem no ranking Rio Verde (43), Anápolis (42), Senador Canedo (31), Luziânia (21), Itumbiara (20), Catalão (18) e Jataí (15).

O mês de junho apresentou crescimento expressivo nas ocorrências, com 260 postes danificados, um aumento superior a 30% em relação ao mesmo período de 2024, que registrou 197 casos.

O gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, destaca a importância de uma resposta rápida da população em caso de acidentes com postes. “Ao se deparar com um poste derrubado, é essencial que a população entre em contato pelos canais oficiais da companhia. Essa comunicação rápida é fundamental para evitar acidentes graves com a rede elétrica”, orienta.

O tempo médio para substituição e reconstrução da rede danificada pode chegar a seis horas, e em alguns casos, depende da liberação da área por autoridades como o Corpo de Bombeiros ou a Polícia. A distribuidora também busca a identificação dos condutores responsáveis pelos acidentes, para que os prejuízos possam ser cobrados.

Recomendações de segurança da Equatorial Goiás em caso de acidentes com postes:

Permaneça dentro do veículo se houver cabos caídos e não toque em partes metálicas;

Não se aproxime de fios no chão ou estruturas danificadas;

Aguarde o socorro especializado em caso de queda de poste sobre o veículo;

Pedestres devem manter distância e acionar o atendimento imediatamente;

Mantenha o veículo em boas condições e não dirija sob efeito de álcool ou substâncias;

Não use celular ao dirigir e respeite as condições da via e sinalização.

Canais de atendimento da Equatorial Goiás:

Site: www.equatorialenergia.com.br

App Equatorial Energia (Android e iOS)

Call Center: 0800 062 0196

A Equatorial Goiás integra o Grupo Equatorial, um dos maiores do país no setor de distribuição de energia, atendendo cerca de 3,5 milhões de pessoas em 237 municípios goianos, com cobertura de 98,7% do território do estado.

Share this content:

Publicar comentário